Notícias

Saúde de São Luís do Piauí inicia as ações do Outubro Rosa

Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Data de Publicação: 14/10/2022

A Secretaria de Saúde de São Luís do Piauí deu início nesta quinta-feira, 13, as ações da campanha Outubro Rosa, que têm como objetivo chamar a atenção para a saúde da mulher com foco na prevenção ao câncer de mama.

A abertura das atividades ocorreu no colégio Padre Marcos de Carvalho, com a realização de uma palestra com, com o Dr. Arthur Kennedy. O evento contou com a participação efetiva de 72 mulheres da zona urbana e rural e funcionárias da secretaria de saúde do município.  

Segundo a Secretária de Saúde, Marcy Rabelo, durante a palestra foram abordados temas sobre o câncer de mama e o câncer de colo uterino. Na oportunidade houve o esclarecimento dúvidas sobre a temática e reforçado a importância do diagnóstico precoce.  

Secretária de Saúde, Marcy Rabelo (Foto: Jean Oliveira)

“Destaco a participação da população em relação à perguntas e interação, na oportunidade a Secretaria de Saúde realizou um cadastro para a realização de exames de ultrassonografias mamárias de mulheres de 40 a 69 anos. Também houve a distribuição de brindes, como copos e lanches com o objetivo de reforçar a divulgação da campanha Outubro Rosa. O município disponibilizou o transporte para as mulheres da zona rural”, finalizou.

Dando continuidade as ações da campanha, nesta sexta-feira, 14, foram realizados 37 exames de ultrassonográfica de mama e exames preventivos do colo uterino.

“Todas as ultrassons mamárias que derem resultado alterado, passarão por avaliação e consulta com especialista e será realizado todos os procedimentos e encaminhamentos necessários”, acrescentou Marcy.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde, durante todo o mês serão ofertados exames preventivos do câncer de colo e a gente vai fazer uma ação voltada para os profissionais de saúde que atuam no município.

A campanha

A campanha Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS DO PIAUÍ

CNPJ: 01.519.467/0001-05

  • Rua São Vicente, 338 - Bairro: Centro - CEP: 64.638-000 - São Luís do Piauí/PI
  • Telefone: (89) 988351785
  • E-mail: pmslpi2016@hotmail.com