SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a São Luís do Piauí/PI

História

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DO PIAUÍ

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DO PIAUÍ

...

 

São Luís do Piauí, com 220,93 km2 de extensão, situa-se no sudeste piauiense, na microrregião de Picos, a 358 km da capital Teresina e aproximadamente a 48 km do município de Picos. O acesso ao município acontece pela rodovia BR 316 de Teresina a Picos e até São Luís do Piauí pela rodovia PI 238, passando pelos municípios de Sussuapara, Bocaina e São João da Canabrava. O município tem uma população de 2.561 habitantes e uma densidade demográfica de 11,59 hab./km2. O IDHM é de 0,554 apresentando uma evolução básica entre 0,500 e 0,599.

São Luís do Piauí tem marco inicial em torno da cultura religiosa em 1909 com a instalação da igreja católica. Em 1913 com a chegada da imagem de São Luís Gonzaga, este passou a ser padroeiro até os dias atuais e deu origem ao nome do município que foi emancipado em 04 de dezembro de 1995 através da lei nº 4.810 e instalado em 1997.

A topografia é predominantemente marcada por planaltos e planícies, sendo possível observar formações rochosas e morros espalhados porto da a região. O município apresenta clima tropical, semi-árido quente e seco, tendo um período de estiagem com duração de 07 a 08 meses. A temperatura oscila entre máxima de 360c e mínima de 260c. Na vegetação se destaca a caatinga arbórea e o cerrado. A fauna é composta por uma diversificada população, embora alguns estejam sobre ameaça de extinção.

As atividades culturais e de lazer do município se fazem presentes através de danças regionais, principalmente a quadrilha e o forró, aniversário da cidade e manifestações religiosas.

Na área da saúde o município conta com uma unidade de saúde na sede e quatro postos na zona rural que assistem à população através de uma farmácia básica, vigilância sanitária, programa saúde familiar, programas imunológicos. Programa nacional imunização (vacinas, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, saúde bucal, programa saúde na escola, programa de melhoria do acesso e qualidade, núcleo de apoio à saúde da família e outros).

Atualmente profissionais de diversas áreas: profissionais da educação, saúde, serviço social, segurança pública e administrativa, prestam seus serviços a população.

 

Ascom